quinta-feira, 16 de abril de 2009

A que você veio?

Essa semana dois fatos merecem destaque no semanário. Primeiro, conheci uma pessoa muito gente boa e segundo, iniciei uma disciplina muito interessante no curso.

A pessoa que conheci foi uma indicação do marido de uma colega de trabalho em Fortaleza. Desde o primeiro contato, essa pessoa demonstrou ser atenciosa, solícita e verdadeiramente interessada em me ajudar. Ouvi frases do tipo “quero ser o seu apoio aqui em Minas”, “o que você precisar e estiver ao meu alcance pode me procurar”, “pode contar com a estrutura do meu escritório para qualquer necessidade”. Ouvir isso de um “desconhecido” e sem interesse adicional é de espantar.

Se até então não tivesse tido a sensação de ser bem-acolhida, então aquele sujeito foi o representante legal de Minas, nomeado por mim. Fico pensando no diferencial que essa pessoa tem, no magnetismo e bem-estar que gera nos outros. Disse a ele que foi um prazer conhecê-lo como pessoa. Pela sinceridade, receptividade e atenção, aqui deixo meu destaque da semana.

A segunda menção vai para a disciplina do meu curso de especialização chamada Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). Entre as propostas dessa disciplina estão ampliar o nosso processo de autoconhecimento, conhecer o significado e tendências das relações de trabalho e carreira, bem como nos ajudar a elaborar um plano de ação para desenvolvimento individual.

Uau! Lindo demais esses objetivos. Na prática estão chacoalhando minha cabeça. Eu, que já era tão existencial, tendo que pensar em missão de vida, valores pessoais, visão, o que me torna única nesse mundo.

Esses questionamentos sempre me afligiram e nunca tive resposta suficiente para calar a dúvida. Até que resolvi esquecer de pensar sobre a que vim ao mundo e focar mais na objetividade, na coisa real aqui e agora. Para minha surpresa, o curso vem trazer isso à tona novamente.

Então, estou aqui a remexer os neurônios. Embora a resposta passe pelo coração, antes de se formular em definitivo acaba pegando um atalho pela censura ou o bom senso (segundo alguns) do cérebro. Você, por exemplo, já parou para pensar qual é sua missão de vida?! Caso não, vamos fazer alguns exercícios para caminharmos juntos nessa busca.

Imaginem um padre ou afim, qual a possível missão dele? Alguns diriam, facilitar o caminho espiritual das pessoas. Um professor? Formar e desenvolver pessoas. Um técnico poderia ser desenvolver talentos. Uma prostituta? Dar prazer às pessoas, apesar da divergência de opiniões em essência ela pode ser isso sim. Um comediante? Levar humor ao mundo ou alegrar a vida das pessoas. Um médico, salvar vidas. Um cozinheiro, encantar pelo sabor. Um vendedor, promover a satisfação das pessoas através de produtos e serviços.

Analisando brevemente as possíveis respostas, podemos concluir que elas têm em comum o fato de passarem pelo indivíduo e ao mesmo tempo gerarem algum benefício para o outro. Benefício este que ao se realizar, também traz satisfação e felicidade para si, pois a missão pode até ter seus percalços, mas não precisa ser algo sacrificante.

Em resumo, é como se nossa missão estivesse necessariamente ligada ao outro, porque eu posso dizer simplesmente que vim para ser feliz ou viver experiências, só que esses objetivos sempre terão a participação de outra pessoa. Exceto se você viver numa ilha sozinho, viver é algo coletivo e sua missão acaba assumindo essa característica.

Imagino o sujeito que conheci nessa semana, qual será a missão dele, alguém arrisca? Dentre algumas possibilidades penso que uma poderia ser a de ser deixar as pessoas melhores do que a encontrou, seja numa palavra, numa ação, numa escuta.

É isso amigos. Deixo aqui algumas reflexões, porque ainda não elaborei totalmente as minhas. Espero que nós, dentro de nossas missões, visão e valores, tornemos o mundo melhor do que o encontramos a cada dia. Desejo ainda que usemos aquilo que nos torna único, nossa palavra amiga, nosso sorriso caloroso, nossa escuta ativa, que usemos isso com amor e sabedoria. Yes!

6 comentários:

  1. Adorei amiga !

    Sua ida a Minas está sendo um grande aprendizado não somente para ti, pelo importante fato de você está dividindo esses ensinamentos com seus amigos, praticando com outras pessoas. Isso realmente nos faz refletir.

    Tenha uma excelente semana !

    Um abraço,

    Bjs.
    Vivi

    ResponderExcluir
  2. Oi Cris

    Estou adorando o semanário.
    "Coincidentemente" esses dias li aqui em Brasília um livro maravilhoso chamado "Qual a tua obra? - Inquietações propostivas sobre ética, liderança e gestão - Mário Sérgio Cortella. É um livro pequeno e fácil de lê. Maravilhoso!
    Como vê, continuamos em sintonia.
    Vá em frente.
    Bjs

    Mairta

    ResponderExcluir
  3. Interessante, Cris, esses questionamentos, parecem com os meus nesses últimas semanas.
    Como estou no momento de focar mais as coisas que preciso melhorar, me questiono muito sobre o que estou fazendo atualmente. Uma coisa é certa, devemos sempre nos alinhar antes de qqer coisa. Estando alinhados, tudo flui melhor.
    E isso sabendo melhor, com mais consciência do que vim fazer aqui, vou focar mais, e ser mais competente naquilo que direcionar minha atenção.

    Nessa semana, aprendi que cada um tem seu processo individual, mas a verdadeira evolução é em grupo, em equipe, ou seja, não conseguimos evoluir sozinhos.

    Super beijo e uma ótima semana!!!

    Ricardo

    ResponderExcluir
  4. Cris,

    Como fico feliz em ver sua existência em Minas ganhando a cada dia mais e mais siginificado!!!
    Vc não sabe como suas ações refletiram em mim!!!A disciplina que vc está cursando,vem ao encontro de meus questionamentos de sempre!!
    Por aqui,tudo vai indo relativamente bem!
    Desenvolvendo minha missão e aprimorando meus talentos!!!Rsrs
    Desejo uma semana linda pra vc!!!
    Saúde e paz!!!
    Fica com Deus!!!
    Bjos e saudades!!E manda sempre notícias pra gente ficar pertinho!!!

    Hania

    ResponderExcluir
  5. Uau!!! Após isso...começo a entender que o nosso propósito é aquilo que nos tornamos alegres, apaixonados e integrado com aquilo que estamos fazendo pra nós mesmos e exalando natural e amorosa pro outro. Viva a nossos propósitos!!!
    Bjo no coração e continue...

    Daya

    ResponderExcluir
  6. Oi Cris e amigos da Cris,

    Não respondi ao semanário anterior pois achei que era um seminário e com não moro em BH...

    Mas lá vai...

    Legal a percepção da água! Na minha vida, gostaria de um dia desbloquear estas energias com menos prejuízo e susto. Mas o importante é que desbloqueou e eu sinto você presente nas palavras e nas atitudes.

    Melhor ainda é ver você atrair para o seu Universo pessoas boas e que gostam de ajudar. Vejo que você não se fechou enquanto as coisas não fluem como você merece. Compra flores para sua casa e vai preparando o "up" que está chegando.

    É isso aí menina, você merece tudo e a sua felicidade e vibração me deixou animado e torcendo cada vez mais por você.

    Tudo de bom e espero o semanário número 3!

    Com amor e luz...

    Gustavo

    ResponderExcluir